Morte de Eusébio

06-05-2014 19:09

Eusebio da Silva Ferreira, mais conhecido por Eusébio ( Lourenço Marques , 25 de janeiro de 1942-Lisboa,5 de janeiro de 2014) foi um futebolista português nascido em Moçambique.

Considerado unanimemente como o melhor futebolista português de todos os tempos, Eusébio nasceu em Lourenço Marques (hoje Maputo), em Moçambique. 

Começou a jogar futebol numa equipa moçambicana denominada por «Os Brasileiros». Por se chamar assim, os seus jogadores tinham alcunhas correspondentes a jogadores «canarinhos» desse tempo (Garrincha, Didi, etc.). A de Eusébio era, curiosamente, Pelé. Apesar de ser benfiquista, o Desportivo de Lourenço Marques, não o tratou muito bem quando se sujeitou a um período de experiência e, por isso, aceitou jogar no Sporting de Lourenço Marques. 

O seu talento chegou a Alvalade e os dirigentes convidaram-no para treinar à experiência. O «Pantera Negra», alcunha que lhe foi colocada pela imprensa britânica, que muito cedo(antes do fabuloso Mundial de 1966), se rendeu às suas qualidades, recusou. O Benfica ofereceu-lhe um contrato, que seria assinado em Lourenço Marques. Não podia rubricar dois e, por isso, os benfiquistas, após a sua chegada, (em Dezembro de 1960), esconderam-no num hotel. 

Abriu-se um longo processo burocrático, que meteu pelo meio um parecer favorável ao Sporting pela Direcção Geral dos Desportos e acabou com a compensação do Sporting de Lourenço Marques em 400 contos, segundo relatos da altura. No entanto, Eusébio já tinha ficado de fora da conquista da primeira Taça dos Campeões, em Berna (1961).